Você vive ou existe?

 

A primeira vez que ouvi esta frase na escola fiquei meio confusa, pois achava que ambas significavam a mesma coisa, até entender que na maior parte do tempo apenas existimos.

Existe quem busca felicidade fora de si, se transformando em pessoa metade, quem não tem ideais, vive a vida apenas por viver, cumprindo tarefas e não buscando o seu crescimento interior. Existe quem acorda todos os dias, não abre os cinco sentidos da alma e deixa de perceber que a vida está nos dando uma nova oportunidade.

Também existe aquele que alimenta dentro de si mágoas, culpas, sofrimentos, ciúmes, incompreensão, orgulho. É preciso compreender que somos imperfeitos e que Deus não nos pune, Ele nos dá uma nova chance nos incentivando a levantar, corrigir os erros e seguir em frente.

Existimos quando criamos expectativas sobre tudo e todos e sofremos quando as coisas não acontecem como esperamos, quando nos revoltamos e quando não ajudamos. Existimos quando pensamos apenas em nossas necessidades egocêntricas e não percebemos que o outro, ao nosso lado, necessita de uma mão amiga, de um sorriso ou apenas uma palavra de consolo.

Mas o que é viver?

Viver é amar a si e ao outro, é ser empático, é encontrar a felicidade pelo que é real, pois está dentro de nós. É o desenvolvimento do amar mesmo não gostando, da doação, da compreensão, do dar sem esperar em troca. É aceitar-se e melhorar-se, sem culpar o outro pelos nossos problemas.

Viver é agir com humildade, não julgar, não contar mentiras para nós e nem para os outros e não deixar os gigantes do egocentrismo nos vencer (acomodação, posse, sentimento de inferioridade e de superioridade).

O primeiro passo para a mudança interior é o escolher viver. Como já escrevi por aqui, a luta é diária, o processo é lento, mas deve ser gradual e constante. Estamos nesse mundo para evoluir, cada um ao seu tempo. Todos os dias ao acordar devemos escolher o viver, aprender a perceber, acolher e correlacionar-se com as pessoas e com a vida, vivendo um dia de cada vez e fazendo o melhor que pudermos.

Viver é ser o que a vida espera de nós: felizes!

Então, a partir de hoje, vamos comigo tentar viver mais do que existir?

Uma ótima semana pra vocês!

Meditação:

2. Mesmo que não goste de algo, não reclame de nada e de ninguém, isto só lhe causará dissabores.

4 comentários em “Você vive ou existe?

Adicione o seu

  1. Ana, Olá, tudo bem? Excelente texto, também fiquei confusa com essa pergunta e você falou tudo o que precisamos faxer, beijooo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: