Mentiras que nos fazem sofrer

Durante toda a nossa vida, desde criança, vamos adquirindo certas crenças ruins que são passadas por nossos pais, professores, sociedade, em todos os ambientes que frequentamos. Elas vêm de maus exemplos dos outros ou são construídas por nós mesmos ao longo das situações desagradáveis por quais passamos e nos sentimos incapazes, rejeitados, fracassados, inferiores ou superiores. São mentiras que desenvolvemos pela forma errada de pensar sobre nós e sobre o outro.

Juntamente com as culpas e mágoas que vamos acumulando, estas crenças, na psicanálise chamadas de RAMENS (registro automático de memória emocional negativa), nos fazem sofrer e também aos que estão ao nosso redor, deixando de abrir a afetividade, amar e enxergar as oportunidades que a vida nos proporciona. Elas produzem sentimentos que impedem o nosso crescimento, como inferioridade, superioridade, preconceitos, etc.

Após consolidadas na nossa mente, essas mentiras viram verdades que podem até se transformar em valores, influenciando negativamente nossos pensamentos, atitudes e relacionamentos. Nos tornam pessoas metades, ansiosas e angustiadas, necessitando sempre de segurança e reconhecimento alheio.

Para melhor ilustrar, vou citar alguns exemplos:

Crenças que baixam a autoestima: sou burro, sou feio, nada dá certo pra mim, é difícil, não consigo.

Crenças que elevam a autoestima: sou melhor, sou perfeito, só eu sei fazer, ninguém me supera.

Lembrando que para sermos felizes e ter equilíbrio nossa autoestima não deve estar nem baixa e nem alta, e sim estável, não permitindo que o outro defina nosso estado de espírito.

Dito isso, é preciso que todos os dias, consigamos perceber estas crenças, para poder revertê-las em algo positivo para nossa evolução. Elas nos impedem de crescer, de ajudar, de perceber o outro e se perceber. A integridade da nossa consciência só é possível quando não temos conflitos internos e externos, só assim, conseguiremos estar em harmonia e encontrar a paz. Assim, é necessário manter nossos pensamentos e atitudes em coisas positivas.

O pensamento positivo é saudável para o corpo e mente e, acredite, opera transformações surpreendentes em nossas vidas. Retire da sua mente tudo o que você e os outros atribuíram de negativo, acredite mais em você mesmo, sem deixar de ser humilde assumindo a sua imperfeição, não se comparando, não julgando, agradecendo tudo que tem e tendo desprendimento.

Lembre-se que a paz e a felicidade só são alcançadas quando nos baseamos no que é real, no amor ao próximo, na compreensão dos porquês, na paciência, tolerância e resignação e que todos nós somos capazes. Frases  como “é difícil” e “não consigo” devem ser deletadas da nossa mente, pois o cérebro age pelo que vê e pelo que ele acredita que vê. Se você enviar pensamentos positivos ele vai te impulsionar a agir positivamente, o mesmo ocorre para coisas negativas.

Então reflita, o que você pretende enviar para o seu cérebro hoje? Faça o teste, pense algo positivo e você vai sentir a diferença no seu corpo e na sua alma. E como tudo na vida, é um aprendizado diário, onde vamos caindo e levantando, mas nunca desistindo.

Uma ótima semana positiva para vocês!

 

Obs: a partir de hoje vou colocar no fim de cada post uma das 100 mensagens que recebemos na escola sobre meditação. Leia com os olhos da alma e reflita sobre cada uma delas.

Meditação:

1. Ame a tudo e a todos, sem preconceitos, sem máscaras, vencendo o hábito de julgar o que não pode ser avaliado pelo seu padrão imperfeito.

10 comentários em “Mentiras que nos fazem sofrer

Adicione o seu

  1. Muito bom tudo o que você escreve, e a idéia da mensagem após o artigo foi ótima, abraços

  2. Estava quase desistindo,mas um caminho foi aberto.Vou aproveitar essa oportunidade que a vida está me dando de evoluir,vou conseguir.Seus textos me ajudam muito. Um grande beijo Ana e obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: