Muitas pessoas costumam dizer que quem faz terapia é rico ou louco, ou as duas coisas, mas sinto que aos poucos essa ideia está se transformando. Infelizmente, isso está ocorrendo muito menos por acreditarem que a terapia pode nos transformar em pessoas melhores do que pelo fato de que o mundo está doente e toda ajuda é muito bem-vinda.
Mas afinal, por que fazer terapia?
Terapia é transformação. Fazendo terapia conseguimos força (energia) para nos encontrar, nos enfrentar e aceitar o nosso verdadeiro eu. Encontrar, pois através do terapeuta passamos a perceber coisas que não conseguiríamos sozinhos, já que vivemos moldados pelo que a sociedade espera de nós e pelo que idealizamos sobre nós e os outros. Enfrentar porque é muito trabalhoso ver que temos sombras dentro de nós, que somos imperfeitos, orgulhosos, invejosos, buscando uma felicidade baseada em segurança e reconhecimento alheio. Aceitar, pois é na terapia que sentimos o quanto somos iguais, que não há melhor nem pior, que cada um tem o seu tempo e que sem nos aceitar nunca poderemos encontrar a verdadeira felicidade, que é interior.
O terapeuta percebe o outro como um igual, um ser humano que luta consigo e com os outros diariamente, buscando seu equilíbrio.
Durante a terapia, no momento em que você realmente se abre e confia que o terapeuta está lá com o intuito apenas de te ajudar, a mudança fica a apenas um passo, que é sempre dado pelo analisado. Não pense que o terapeuta irá decidir por você ou dizer qual caminho você deve seguir, isso é responsabilidade sua. Ele vai te ajudar a ver as coisas com mais clareza, outros caminhos possíveis, e tentar ao máximo te deixar forte o suficiente para decidir e aceitar as consequências das suas escolhas.
A terapia é um alívio da carga negativa que acumulamos durante toda a vida. Com ela, conseguimos nos amar mais e, consequentemente, amar mais o outro, compreendendo os porquês da vida e sendo mais feliz.
Mas então, quem deve fazer terapia, o rico ou o louco?
Todo mundo! Muitos dos problemas que consideramos um martírio, um sofrimento sem fim, e que nos fazem mal tanto psicológica quanto fisicamente, quando vistos com outras lentes, com os olhos do amor, podem se tornar mínimos e servir de aprendizado para o nosso crescimento.
Não se sinta mal de procurar uma terapia, sinta-se corajoso, pois não é todo mundo que está preparado para este desafio. Mas eu garanto, a recompensa vale muito a pena!
Muito bonita a sua forma de escrever sobre a terapia e com certeza é uma opção de coragem, trabalho
e muitas mudanças. Conseguimos viver de forma melhor. Bj grande!
É preciso muita coragem flor, mas a gente está conseguindo! um grande beijo.
Sábias palavras!!!!!!!Obrigada pela força.Bjs
Espero que a sua comece logo!!!!
O bom da terapia, que como vc descarrega la, sente menos necessidade de falar e consegue analisar melhor pra quem e qd vc deve se abrir em relaçao aos seus problemas, ai vc se reserva mais e tem mais sabedoria pra saber a quem falar, pq mesmo com o terapeuta, vc precisa de um amigo, um familiar pra desabafar de vez em quando… Com a terapia vc consegue avaliar melhor quem serao essas pessoas, pq as vezes a gente fala demais, e mts pessoas estao mais é curiosas dq no intuito de ajudar, mas como palavra falada nao volta nao adianta se arrepender.
A terapia é uma lavagem da alma!