Por que fazer terapia?

Flower

 

Muitas pessoas costumam dizer que quem faz terapia é rico ou louco, ou as duas coisas, mas sinto que aos poucos essa ideia está se transformando. Infelizmente, isso está ocorrendo muito menos por acreditarem que a terapia pode nos transformar em pessoas melhores do que pelo fato de que o mundo está doente e toda ajuda é muito bem-vinda.

Mas afinal, por que fazer terapia?

Terapia é transformação. Fazendo terapia conseguimos força (energia) para nos encontrar, nos enfrentar e aceitar o nosso verdadeiro eu. Encontrar, pois através do terapeuta passamos a perceber coisas que não conseguiríamos sozinhos, já que vivemos moldados pelo que a sociedade espera de nós e pelo que idealizamos sobre nós e os outros. Enfrentar porque é muito trabalhoso ver que temos sombras dentro de nós, que somos imperfeitos, orgulhosos, invejosos, buscando uma felicidade baseada em segurança e reconhecimento alheio. Aceitar, pois é na terapia que sentimos o quanto somos iguais, que não há melhor nem pior, que cada um tem o seu tempo e que sem nos aceitar nunca poderemos encontrar a verdadeira felicidade, que é interior.

Falo da psicanálise, pois é a área que estudo. O psicanalista percebe o outro como um igual, um ser humano que luta consigo e com os outros diariamente, buscando seu equilíbrio.

Durante a terapia, no momento em que você realmente se abre e confia que o terapeuta está lá com o intuito apenas de te ajudar, a mudança fica a apenas um passo, que é sempre dado pelo analisado. Não pense que o terapeuta irá decidir por você ou dizer qual caminho você deve seguir, isso é responsabilidade sua. Ele vai te ajudar a ver as coisas com mais clareza, os outros caminhos possíveis, e tentar ao máximo te deixar forte o suficiente para decidir e aceitar as consequências das suas escolhas.

A terapia é um alívio da carga negativa que acumulamos durante toda a vida. Com ela, conseguimos nos amar mais e, consequentemente, amar mais o outro, compreendendo os porquês da vida e sendo mais feliz.

Mas então, quem deve fazer terapia, o rico ou o louco?

Todo mundo! Muitos dos problemas que consideramos um martírio, um sofrimento sem fim, e que nos fazem mal tanto psicológica quanto fisicamente, quando vistos com outras lentes, com os olhos do amor, podem se tornar mínimos e servir de aprendizado para o nosso crescimento.

Não se sinta mal de procurar uma terapia, sinta-se corajoso, pois não é todo mundo que está preparado para este desafio. Mas eu garanto, a recompensa vale muito a pena!

Dica: o Sindicato dos Psicanalistas de São Paulo tem parceria com uma clínica que atende a preços acessíveis, de acordo com a condição do paciente. O atendimento é feito na Vila Mariana – SP – o telefone é (11) 5575-2063

 

6 comentários em “Por que fazer terapia?

Adicione o seu

  1. Muito bonita a sua forma de escrever sobre a terapia e com certeza é uma opção de coragem, trabalho
    e muitas mudanças. Conseguimos viver de forma melhor. Bj grande!

  2. O bom da terapia, que como vc descarrega la, sente menos necessidade de falar e consegue analisar melhor pra quem e qd vc deve se abrir em relaçao aos seus problemas, ai vc se reserva mais e tem mais sabedoria pra saber a quem falar, pq mesmo com o terapeuta, vc precisa de um amigo, um familiar pra desabafar de vez em quando… Com a terapia vc consegue avaliar melhor quem serao essas pessoas, pq as vezes a gente fala demais, e mts pessoas estao mais é curiosas dq no intuito de ajudar, mas como palavra falada nao volta nao adianta se arrepender.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: