Somos todos egocêntricos!

banner-1071785_1920

Olá amigos, sejam muito bem-vindos ao blog Amor pela Psicanálise. Estava aqui lendo e relendo, retomando algumas aulas de individuação e psicanálise e achei importante falarmos sobre o tema proposto no título: Somos todos egocêntricos.

Muitas vezes, na nossa necessidade de nos mostrar bons e perfeitos achamos que somos empáticos, que já evoluímos muito e que os outros quem são egocêntricos.

Mas o que é ser empático? Neste post aqui falo muito sobre isso, mas no geral empatia é se colocar no lugar do outro, percebendo como nossas as necessidades dele, nos doando em amor e compreensão. Quando falamos que o outro é egocêntrico já mostramos que não somos tão empáticos assim. Julgar é muito fácil.

Para nós egocêntricos o outro é quem erra, o outro é quem nos magoa, nos agride, o outro quem rouba, quem é corrupto, desonesto. Afinal, a culpa é sempre do outro. Para nós, grandes egocêntricos que somos, é extremamente trabalhoso nos olhar e nos perceber. Julgar é muito mais fácil.

O empático não sofre com a atitude do outro, porque ele entende que ele pode não estar bem, pode estar passando por algum problema, pode não estar feliz. O empático sabe falar não com amor e ternura, sabe ouvir com os ouvidos da alma.

Enquanto não conseguirmos olhar para as nossas imperfeições, para as nossas sombras, para o nosso orgulho com autoamor e autoperdão, não sairemos da caverna e continuaremos no sofrimento.

Enquanto formos metades, dependendo do outro para sermos felizes, acusando a tudo e a todos pelas nossas frustrações e escolhas, continuaremos sofrendo.

Todos nós, sem exceção, temos todo o potencial de virtudes dentro de nós, mas elas precisam ser potencializadas. É preciso reagir às adversidades com o bem, com amor, paciência, tolerância e resignação.

Olhar para dentro de si dói, mas é a única maneira de percebemos que TUDO que nos ocorre tem a nossa parte. Mas é mais fácil olhar a parte do outro, não é?

Já parou para pensar qual é a sua contribuição para a atual situação na sua vida, seja ela boa ou ruim? Pergunte ao seu coração e obterá a resposta, ele lhe mostrará que as escolhas foram feitas por você, e que só depende de você para onde elas irão te levar.

Desejo a todos uma semana de diminuição do nosso egocentrismo.

Um grande beijo no coração de cada um.

Meditação

56. Se você só pensa em suas necessidades não poderá amar com desprendimento o seu semelhante.

 

 

2 comentários em “Somos todos egocêntricos!

Adicione o seu

  1. Bom dia, Ana!
    Descobri seu blog hj e estou apaixonada por seus textos. Estou no primeiro semestre do curso de Psicanalise aqui na minha cidade, em Campinas e a cada dia me encanto mais por esse universo. Com ctza passarei sempre aqui. Parabéns!!!!!
    (Vi que no final dos textos vc coloca uma meditação. É de algum livro? Poderia me passar o nome? Obrigada)

    Beijos e fique c Deus.

    1. Olá Camila bom dia! Fico muito feliz por encontrar o blog e fazer parte dele. Esse curso realmente é maravilhoso e transforma as nossas vidas. Parabéns pelas escolhas. Quanto às meditações, elas fazem parte do material da escola, não posso divulgar, ok? Mas pode olhar que em todo post tem uma. O blog também tem uma página no Facebook (https://www.facebook.com/amorpelapsicanalise/), passe por lá. E qualquer dúvida estou à disposição. Grande Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: