Ação ou reação: qual fala mais sobre você?

Desde criança moldamos a nossa personalidade baseando-nos no que aprendemos com nossos pais ou cuidadores, escola, igreja e sociedade em geral. No início, ainda pequenos, somos aplaudidos quando fazemos a coisa certa, reforçando a nossa autoestima, e somos censurados quando não agimos conforme esperam de nós. É assim vamos formando a nossa personalidade.

Na adolescência surgem os grupos, onde buscamos reforçar a nossa identidade. Agimos conforme estes grupos (mesmo que no fundo não nos identifiquemos tanto assim com eles) para sermos aceitos. Em muitos casos, novamente fazendo o que é esperado que se faça.

E assim a vida segue! Nos tornamos adultos mantemos esse ritmo. Vamos guardando lá no fundo muitas das nossas verdades, desejos e a nossa verdadeira essência. Mas no universo tudo é perfeito e maravilhoso e ocorre para a nossa evolução. Não conseguimos esconder por muito tempo nosso verdadeiro ser e várias vezes durante a nossa vida, as sombras aparecem para nos mostrar o quão imperfeito somos e o quanto ainda temos que aprender. É aí que entram as nossas reações.

As reações mostram muito mais da nossa essência do que as ações. As ações podem ser só externas, as reações vêm de dentro. É na reação que demonstramos nosso verdadeiro eu. Geralmente automáticas,  as reações transbordam tudo o que vamos acumulando, arrancando as nossas máscaras.

Muitas vezes, digo isso por experiência própria, achamos que melhoramos e já resolvemos algo que não era muito bom em nós. Basta um pequeno teste para percebermos que a mudança exige muita garra e dedicação. E o teste vem todos os dias, desde a hora em que acordamos até a hora de dormir.

Como reagimos quando alguém nos fecha no trânsito, quando o chefe sai depois de uma bronca, quando um colega nos contraria, quando achamos que fizemos de tudo para alguém e essa pessoa não nos correspondeu?

Nossas ações são na maioria das vezes para agradar e nos mostrar como pessoas perfeitas, para fortalecer as nossas máscaras e nos manter seguros e com o reconhecimento do outro. Evoluir é reagir com o que temos de melhor em nós, seja em qual circunstância for, mas para isso é fundamental que possamos assumir não apenas nossas sombras, mas tudo que ao longo da vida escondemos com medo de sofrer.

Seremos pessoas melhores quando conseguirmos colocar pra fora nossa nossas verdades e quando aprendermos a reagir ao desagradável com a essência do bem. Seremos melhores quando nossas ações e reações refletirem o que realmente somos.

Observe suas reações para tentar entender o porquê de cada uma delas. Elas são indícios de como estamos aproveitando as oportunidades da vida, tanto para nos amar quanto para amar ao próximo.

Uma ótima semana de boas e sinceras ações e reações para todos!

Meditação

19. Se você se comparar com os outros poderá se tornar vaidoso ou inferiorizado, porque sempre haverá alguém melhor ou pior que você.

4 comentários

  1. Cada dia melhor,sempre que leio o que vc escreve é exatamente o que estou precisando naquele momento.Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.