A maturidade emocional não é algo que se possa conseguir através de uma fórmula matemática e exige muito trabalho e dedicação. Mas afinal, o que é ser maduro emocionalmente?
Um dos pontos mais importantes para essa maturidade seria o olhar para si. Perceber quem realmente somos, sem máscaras e sem preconceitos. Entender nossos medos, nossas expectativas no que está fora de nós e ter sabedoria para enxergar que somos imperfeitos.
Ser maduro emocionalmente é enfrentar o maior desafio de se aceitar como verdadeiramente é, sem se preocupar com que os outros esperam que sejamos. A terapia pra mim foi extremamente fundamental neste sentido.
Essa maturidade engloba desapego (emocional, material e de tempo), aceitação, compreensão dos porquês da vida e compreensão de que o outro dá o que tem pra dar e ao seu tempo, e não quando e como queremos. Ser maduro é se amar, amar o próximo e procurar sempre fazer o bem verdadeiro, que não exige nada em troca.
Viver o presente com a confiança de que tudo está certo, respeitar as diferenças, libertar-se do orgulho e das sombras, ser humilde e afetivo são grandes pilares da maturidade emocional.
Portanto, deu pra perceber que a tarefa não é fácil, mas possível. É um trabalho diário, às vezes triunfamos, às vezes caímos, mas o importante é nunca desistir. É um processo contínuo, lento e gradual, mas com amor e muita coragem caminharemos em direção à verdadeira felicidade.
Uma ótima semana de coragem para mudar!
Meditação
14. Ao dia já bastam os problemas inevitáveis.
Isso!!!!Fiquei com vontade de ler mais, aprofundar……podemos falar mais sobre Humildade????
Fica a sugestão!!!!Obrigada
Oi querida vamos aprofundar sim e podemos sim falar mais sobre humilade!
Assumi essa tarefa,quando resolvi VIVER,e não vou desistir.Sei que vou chegar lá.Devo muito a vc Ana.Obrigada.
É isso aí Sueli, o primeiro e mais importante passo você já deu, conte comigo sempre!
Ana quero agradecer o post! Adorei!! Estou sempre ligada nas suas publicações! São mt boas! Um bjo
Olá Cleide, obrigada por seu comentário. Fico feliz que tenha gostado. Um grande beijo pra você!