A trabalhosa tarefa de evoluir emocionalmente

Hoje uma leitora do blog sugeriu que eu falasse sobre maturidade emocional. O tema é complexo e engloba tudo que abordamos no blog até hoje e muito mais, mas vou tentar!

A maturidade emocional não é algo que se possa conseguir através de uma fórmula matemática e exige muito trabalho e dedicação. Mas afinal, o que é ser maduro emocionalmente?

Na minha opinião e de acordo com o que venho aprendendo na terapia e nos cursos de psicanálise e individuação, um dos pontos mais importantes seria o olhar para si. Perceber quem realmente somos, sem máscaras e sem preconceitos. Entender nossos medos, nossas expectativas no que está fora de nós e ter sabedoria para enxergar que somos imperfeitos.

Ser maduro emocionalmente é enfrentar o maior desafio de se aceitar como verdadeiramente é, sem se preocupar com que os outros esperam que sejamos. A terapia pra mim foi extremamente fundamental neste sentido.

Essa maturidade engloba desapego (emocional, material e de tempo), aceitação, compreensão dos porquês da vida e compreensão de que o outro dá o que tem pra dar e ao seu tempo, e não quando e como queremos. Ser maduro é se amar, amar o próximo e procurar sempre fazer o bem verdadeiro, que não exige nada em troca.

Viver o presente com a confiança de que tudo está certo, respeitar as diferenças, libertar-se do orgulho e das sombras, ser humilde e afetivo são grandes pilares da maturidade emocional.

Portanto, deu pra perceber que a tarefa não é fácil, mas é completamente possível. É um trabalho diário, às vezes triunfamos, às vezes caímos, mas o importante é nunca desistir. É um processo contínuo, lento e gradual,  mas com amor e muita coragem caminharemos em direção à verdadeira felicidade.

Uma ótima semana de coragem para mudar!

Meditação

14. Ao dia já bastam os problemas inevitáveis.

6 comentários em “A trabalhosa tarefa de evoluir emocionalmente

Adicione o seu

  1. Isso!!!!Fiquei com vontade de ler mais, aprofundar……podemos falar mais sobre Humildade????
    Fica a sugestão!!!!Obrigada

  2. Assumi essa tarefa,quando resolvi VIVER,e não vou desistir.Sei que vou chegar lá.Devo muito a vc Ana.Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: