Retire sua máscara e se liberte do orgulho

Imagem

O orgulho é um dos maiores males da humanidade. É o oposto da humildade e é descrito como a vaidade da perfeição. Todos nós somos orgulhosos, em maior ou menor grau, e isso nos impede de realizar o encontro com nosso eu interior e nos aceitar como somos. O orgulho faz sofrer tanto a nós quanto a todos que estão ao nosso redor.

Como seres orgulhosos, passamos a vida nos idealizando e idealizando o outro, sendo pessoas metades, que precisam sempre da segurança e do reconhecimento alheio para se equilibrar. Neste estado, nos frustramos facilmente, julgamos cronicamente e não abrimos nossa afetividade para perceber que a origem dos problemas está dentro de nós.  Ser orgulhoso é se considerar perfeito, melhor e mais sábio que o outro, apontando o dedo para os defeitos, que na grande maioria das vezes está em nós.

O ser humano tem o hábito de resistir ao enfrentamento e medo de olhar para dentro de si. Vivemos em função da nossa personalidade, que se caracteriza pelas máscaras que utilizamos na vida de relação. É o que aparentamos ser e não o que somos verdadeiramente.

Olhar para dentro é ter a coragem de retirar estas máscaras e perceber que somos imperfeitos, que temos sentimentos egocêntricos que precisam ser trabalhados para a nossa evolução. É enxergar as nossas verdadeiras tendências, nossos desejos, e tudo que projetamos no outro. Tirar a máscara é enxergar nossa presunção, prepotência, soberba, agressividades, sentimentos de superioridade e inferioridade, entre outros males. Todos temos sombras que nos atormentam e que não irão nos abandonar enquanto não as aceitarmos. Tirar a máscara é nos mostrar como imperfeitos, é um passo muito trabalhoso e exige muita garra para seguir em frente.

Com orgulho passamos a ter conflitos constantes, pois gastamos muita energia para esconder nosso eu verdadeiro, para que ele se “adeque” ao ambiente em que estamos vivendo. Assim, nossos desejos não são atendidos por serem opostos ao que o outro espera, ao que a sociedade espera, e adquirimos baixa autoestima, doenças e problemas psicológicos.

Não é preciso aparentar ser o que não somos, temos que reconhecer nossas imperfeições e trabalhá-las lenta, constante e gradualmente, para que a mudança se opere e a verdadeira felicidade, que é interna, seja estabelecida. Não se importe com o que os outros pensam de você, seja verdadeiro, preocupe-se em se melhorar, em se aceitar, admitindo seus erros e reconhecendo que sempre haverá pessoas que sabem mais do que você, outras que sabem menos, mas todos em processo de evolução. Se amando mais, mais inteiro será e as pessoas estarão ao seu lado pelo que você é e não pelo que você tem ou aparenta ser. Sendo você mesmo, conseguirá também aceitar mais o outro, compreendendo seus limites e entendendo que cada um tem o seu tempo e a sua forma de crescer. Comece hoje mesmo, antes de dormir, examine suas atitudes, se perdoe e se aceite, verá que amanhã será um dia muito mais feliz.

4 comentários em “Retire sua máscara e se liberte do orgulho

Adicione o seu

  1. Oi Ana,adorei!!!!!!Vc fêz com que eu percebesse que posso ir cada vez mais longe,que posso
    melhorar a cada dia e sentir a felicidade dentro de mim,só depende de mim.Obrigada!!!bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: