Recalque de Freud X recalque da moda

P1000081

Uma palavra que anda em destaque hoje em dia é “recalque”. Ela está em tudo, em conversas, em redes sociais, em músicas. No “popular” estão utilizando como sinônimo de inveja, e não será surpresa se esta descrição for adicionada ao dicionário, como já aconteceu com diversas palavras que começaram a fazer parte do nosso dia a dia. A língua, como a vida, é sempre reinventada, e novos significados vão surgindo e se transformando.

Confesso que este uso da palavra me incomoda, e vou tentar esclarecer seu significado na psicanálise. O termo recalque foi utilizado por Freud em seus estudos sobre histeria, doença comum na sua época. É definido como um mecanismo de defesa, uma forma de repressão do que não estamos preparados para enfrentar, que queremos, mas que por temermos, enviamos para o nosso inconsciente. Pode ser uma lembrança, um desejo, uma tendência (agressividade, poligamia, homossexualismo, incesto, etc.). Assim, ele funciona como um habeas corpus para o ego (nosso eu), pois é uma forma de adiar algo que não está compatível com o nosso ideal de ego (caráter) e o nosso ego ideal (personalidade).

O recalque, apesar de natural no ser humano, é um dos grandes causadores das psicopatologias. Para manter nossos conteúdos guardados, precisamos utilizar da energia da nossa autoestima para contrainvestir. Esta energia acaba faltando na nossa vida de relação. Se não trabalharmos estes conteúdos, com o tempo, podemos sofrer as consequências. Enquanto tivermos energia para mantê-los tudo pode parecer bem, mas com as dificuldades e os problemas da vida, podemos aos poucos não ter forças suficientes para isso. Assim, eles tendem a querer “sair” e podem causar diversos problemas, como as neuroses e as psicoses.

Para que possamos nos tornar pessoas inteiras, precisamos aprender a perlaborar, ou seja, enfrentar nossos desejos, vontades e tendências e entender que somos seres humanos em evolução, que vamos cair e levantar, que vamos errar e acertar, mas que o mais importante é nunca desistir.

A psicoterapia tem como objetivo nos livrar das sombras que nos assombram e fazer com que possamos nos amar, nos conhecer, nos fortalecer, para não mais precisar esconder o que somos e não mais se importar com o que os outros pensam de nós.

4 comentários em “Recalque de Freud X recalque da moda

Adicione o seu

  1. Ana você também está de parabéns,,, o conteúdo e os conceitos estão muito bem descritos claro, objetivo e as ideias do texto possuem harmonia… meu amor fraterno e muitos beijos de luz… sucesso amiga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: