A minha história na psicanálise começou assim….

Uma amiga minha tem uma irmã que estava fazendo o curso de psicanálise e me convidou para assistir uma palestra do dono da escola, no fim de 2012. Já havia tempos estava em busca de algo que me fizesse sentir útil, no sentido de ajudar alguém. Era uma inquietação constante e a certeza de que não gostaria de passar a vida toda sem me dedicar mais ao próximo aumentava a cada dia. Conversava com Deus, pedia para ele um caminho, e a resposta demorou para chegar. Mas como Ele bem sabe e eu também, tudo tem sua hora certa!

Durante a palestra não tive dúvidas! Soube naquele instante que não estava lá por um acaso, e principalmente, soube o quanto tinha (e tenho) que melhorar,  evoluir, e principalmente, aprender.

Após a aula a vontade aumentou a cada dia, e, durante algumas semanas perturbei as “meninas do administrativo” com perguntas burocráticas, como diplomas, certificações, etc. Com o atendimento amoroso e atencioso de quem trabalha com o que gosta, elas me cativaram. E aí, fiz minha inscrição, iniciando meu curso em março/2013!!!

A turma é grande, e já tinha minha amiga Talita, a que me convidou para a palestra! Nos primeiros dias, ou meses, não lembro, já nasciam grandes amizades, que tenho certeza que ficarão para sempre! Lia, Regina, Alessandra, Vivi, e os demais que foram se chegando com o tempo e já tomaram conta do meu coração.

O curso se divide em dois, sendo um de psicanálise clínica e outro de individuação.

Na individuação aprendemos a nos aceitar, nos amar, nos respeitar, para que tudo isso possa ser também transmitido ao outro. E ninguém mais especial para dar a aula do que a querida Aninha, que eu soube no primeiro dia que era quem eu queria como terapeuta. E é..

Na psicanálise aprendemos o mundo maravilhoso e intrigante que é a mente humana, com seus “lugares”, “moradores” e sistemas que eu nunca na minha vida imaginava existir. E também as diversas doenças que tudo isto pode nos causar, se não soubermos como enfrentar nossas sombras, trabalhá-las e transformá-las em luz.

Então é assim. Em 2014 começo mais um ano de curso, que termina em 2016, e espero que seja mais um ano de muito amor, amizades, grupos de trabalhos, leituras, e principalmente, muito aprendizado e evolução.

Agradeço a Deus pelas amizades conquistadas, pelo apoio do maridão e antigos amigos e família, e vamos que vamos para mais uma etapa!

22 comentários em “A minha história na psicanálise começou assim….

Adicione o seu

  1. A Psicanálise entrou na nossa vida para nos transformar e nos trouxe preciosidades e você é uma delas, amei o texto e quero ler mais, rsrsrsrsrs. Deus abençoe esse 2014 novinho, cheio de “páginas em branco” para preenchermos…Amo vc Amiga!

    1. Obrigada Lia, tenho certeza que Deus nos colocou nessa vida para que juntas, possamos tentar mudar um pouquinho que seja este mundo. Saiba que você é uma pessoa cheia de luz e que ilumina tudo e todos por onde passa

  2. Aninha eu sou tão grata a Deus…ele não para de nos surpreender!! Também estou aprendendo muito e ter pessoas como voce por perto e uma bencao! Amei este espaço lindo. Bjo no coração

  3. Ahhh isso não tem preço na vida…Nada mais verdadeiro do que o ensinamento “é dando que se recebe”…Também não é por acaso que esse ensinamento nos foi deixado por ninguém mais ninguém menos que Francisco de Assis, um dos mentores do nosso curso…um dos grandes exemplos de amor, humildade, desprendimento…Esse curso, sem a menor dúvida, foi um divisor de águas em minha vida, Ana. Sou extremamente grata a todos que estiveram e estão ao meu lado nessa jornada, cada um por um motivo e você, pela confiança, amor, alegria, dedicação!! Continue assim, tendo sempre em mente o amor e o respeito que devemos ao próximo. espalhe a semente do amor por onde passar e a colheita será mais que abençoada!! Um beijo grande e amo todas vocês!!!!

    1. Ana, você é linda, abençoada e cheia de amor no coração. Já senti isso no primeiro dia de aula. Obrigada pelo seu apoio, pela sua alegria e dedicação. Obrigada por aceitar ser minha terapeuta e me ajudar a clarear as minhas sombras. Amo você!

  4. Ana, você é especial, amei mais essa sua iniciativa.
    Minha paixão pelo curso também começou numa palestra em 2012 e contei cada dia pra começar, como demorou!
    Nosso mestre apaixonado pelo que faz me deu a esperança de que havia luz no fim do túnel bastava que eu acreditasse em mim. E aqui estou, fui acolhida, amparada e ganhei uma nova família.
    Meninas eu nasci de novo quando decidi começar a escola e junto veio a melhor parte, ter conhecido cada uma de vocês que me apoiam, riem e choram comigo. Quero agradecer a cada uma o gesto de carinho, das lágrimas divididas, do amor, num momento que eu já havia desistido de acreditar no ser humano. Hoje percebo que tudo que passei foi pra chegar nesse oasis, onde me sinto amada, protegida e melhor buscando um novo caminho de vida a psicanálise. Hoje somos sementes, brotaremos juntas e teremos muito trabalho, apaixonante com certeza.
    O caminho percorrido esta valendo a pena por que conquistamos amizades preciosas que nos fortalecem e a prova disso tudo é o amor que nos une e nos dá forças para seguir em frente.
    Bj muito especial cheio de carinho.

    1. Chorei de novo! Ale, você é uma guerreira e chegou onde chegou, apesar de tudo que passou, por sua força e pelo amor que tem dentro desse coração. Sinta-se amada e acolhida, e pode contar comigo para o que precisar! Vamos que vamos neste novo caminho que Deus nos faz trilhar!

  5. Flor, acho que esse sentimento tomou conta de todas nós. Estamos abrindo nosso coração para o amar por amar, ver beleza em coisas pequenas, compreender, aceitar e amar de novo. Amiga querida, tenho você como uma irmã…. daquelas que dão bronca e carinho. Amo muito!!!!!! E todas essas mulheres especiais que Deus colocou no nosso caminho. Essa jornada será mais feliz com vocês do meu lado. Parabéns pela iniciativa, Aninha!

    1. Sua linda, me fez chorar! Suas palavras me inspiram mais e mais…Você é uma irmã (mais nova) e querida que tenho no coração sempre. E foi quem me guiou para este caminho da psicanálise..te amo por tudo e por isso também!

  6. Claro que Chorandoooooooo escrevo essas palavras.
    Ana, seu relato vem de encontro ao que sempre pensei e esperei da minha vida, fazer algo por mim e por todos aqueles que passassem pela minha vida.
    Isso me da a certeza que nosso encontro já estava marcado no céu. Rsrsr
    Senti isso dês do primeiro dia que conheci vcs, sem falar nas almas lindas da minha turma, que se faria aqui mais que psicanalistas, mas almas do bem que por AMOR, se dedicariam, uns aos outros.
    Temos uma grande missão, acredito. Dar continuidade a essa obra tão iluminada do nosso professor, e é certo que continuaremos, pois temos em nos o maior propriedade para esse trabalho, “O AMOR”.
    Benção dos céus em cada “Mulher” mencionada aqui.
    Amo vcs de todo o meu coração, to por vcs sempre!!!
    Parabéns novamente!!!

    1. Ah que lindaaaaa! Chorando respondo seu comentário. Você é a prova mais linda de que podemos mudar, crescer, evoluir e amar mais. Não dá par descrever o prazer que foi conhecer todas vocês. A sua alegria é luz e ilumina tudo e todos por onde passa. Vamos nessa que Deus está com a gente!

  7. Aninha sua linda querida!! Conhecer você, a Lia, a Re, a Ale, Tali (a “irmã” morena da minha norinha Talita também, só que loira…ambas lindas de alma que é demonstrada nos lindos traços físicos), Vivi, Soninha, Marguerita, Carla…uma lindeza na minha vida e a ampliação da energia de seguir no curso, agora em outra turma e novos aprendizados…siga firme e abençoada!! Beijo grande e saudoso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: