Cuidar de si!

woman-1614025_1920

 

Olá amigos, é um prazer estar novamente aqui. Sejam muito bem-vindos os novos e os antigos seguidores. Hoje vou falar sobre um texto que recebi em um dos meus grupos do Whatsapp,  que fala sobre cuidar de si. Escolhi algumas partes que sinto que irá nos ajudar a refletir melhor sobre nós mesmos, para que não precisemos esperar o ano novo para a nossa mudança interior.

Muitas vezes acreditamos que quando pensamos em nós estamos sendo egoístas, e esse é um enorme engano. O egoísta só pensa em si e não vê o outro. Quando pensamos em nós com amor, olhamos o outro com muito mais empatia, pois entendemos que como nós, ele é imperfeito. A frase que define isso de forma natural é “Amai ao próximo, como a ti mesmo”. Como poderemos amar ao próximo sem nos amar? Impossível. O amor para ser verdadeiro tem que ser sentido primeiramente em si.

Então vamos cuidar da gente!

Cuidar de si, baseado no texto e na vida, além das experiências que percebo no consultório é acima de tudo não se exigir além do que se pode dar. Cuidar de si é saber até que ponto podemos ir, sem nos machucar, sem ir contra os nossos ideais de vida. Cuidar de si é saber falar não com amor, sabendo impor os limites necessários.

Cuidar de si é falar o que sente, sem máscaras, mas sempre pensando e usando a razão para que as palavras sejam para o crescimento e não destruição do outro. Cuidar de si é não guardar mágoas, culpas, rancores, tristezas no coração.

Cuidar de si é agradecer ao passado por tudo que passamos, bom ou não segundo a nossa avaliação imperfeita, tudo com certeza nos serviu como aprendizado e, se tivermos coragem, perceberemos.

Cuidar de si é fazer o que gosta, é estar com quem ama e não ficar em relacionamentos e instituições que no fundo sabemos não atendem aos nossos ideais de crescimento e evolução. Cuidar de si é ter força para deixar para trás o que não serve mais, desapegar.

Cuidar de si é ir com medo mesmo, confiando que é capaz e que não estamos sozinhos. É vigiar os pensamentos para que eles não se tornem impedidores da nossa vitória.

Cuidar de si é se perdoar primeiramente, para poder perdoar o outro. É limpar-se de toda energia que não for positiva, de toda ilusão, da idealização da vida e das pessoas.

Cuidar de si é saber descansar, não querer abraçar o mundo, não se colocar como tão importante e não viver a vida ansiosamente, sem confiança.

Desejo que possamos cuidar mais de nós mesmos, a cada dia, a cada passo, para que a vida, que é maravilhosa, fique mais viva e alegre e para que o mundo se torne cada vez mais cheio de pessoas que aprenderam a se amar verdadeiramente.

Meditação

67. O amar é compreensivo com o adverso, tudo dá pelo que lhe persegue, perdoando verdadeiramente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: