Ser psicanalista é….

Olá amigos é um prazer estar com vocês aqui novamente. Hoje decidi escrever um pouco sobre a profissão de psicanalista, profissão esta que escolhi com a alma, e explicar um pouco sobre como foi minha caminhada até aqui.

Desde sempre sentia dentro de mim uma necessidade de fazer algo mais, mas não sabia e não entendia o que e o porquê. Nas idas e vindas da vida, passei por trabalhos administrativos, de vendas, assistente de dentista… até curso de prótese dentária eu fiz (sem habilidade manual nenhuma rsrs).

Fiz curso de administração e lá me encantei pela comunicação, optando por fazer faculdade e pós-graduação nesta área. Agradeço muito a Deus por esse momento especial da minha vida, onde descobri o gosto pela escrita, que me impulsionou a escrever meu próprio blog.

Trabalhando na área da comunicação, aquela insatisfação inicial de que algo estava faltando voltou com toda força. Tentava justificar pra mim mesma que o que eu fazia ajudava muitas pessoas, mas no fundo eu sabia que precisava de algo mais. Foi quando fui convidada a assistir uma palestra na escola onde me formei (WCCA Psicanálise) e aí aconteceu. Foi ali, naquela sala com 30 convidados, em uma palestra sensacional sobre Édipo, que eu escolhi e encontrei o que me faltava: a psicanálise.

No dia seguinte já fiz a minha inscrição, era dezembro e eu tive que conter a minha animação, pois o curso começava em março. E então chegou o grande dia. Amei tudo e todos desde o primeiro encontro, cada palavra expressada pelos professores fazia com que aquela certeza se concretizasse mais e mais. Eu tinha encontrado o meu caminho.

Foram 3 anos de muito estudo, dedicação e transformação. Passei (juntamente com meus amigos) por um processo de autoconhecimento muitas vezes doloroso, mas fundamental para a profissão e para a vida. Ver a mudança em cada rosto e o amadurecimento da turma trouxe uma sensação de realização.

A partir do segundo ano comecei meu atendimento, inicialmente acompanhada por uma supervisora e depois sozinha, sob a supervisão da minha terapeuta. E o que posso dizer dessa jornada, simplesmente que é sensacional.

Ser psicanalista é tudo que eu buscava e precisava pra minha vida. Ajudar o outro a enxergar-se e trabalhar a sua mudança de percepção de vida não tem preço. Cada pessoa uma história, cada vida uma ferida que pode se cicatrizar e tornar-se símbolo de vitória. Ser psicanalista é uma benção divina e uma responsabilidade sem precedentes.

Cada uma das pessoas que adentra o consultório traz com ela um pouco de nós, o Universo é maravilhoso e não erra. Com cada um aprendemos mais do que eles podem imaginar. Com cada um vamos descobrindo a nós mesmos, respeitando mais o tempo do outro, os seus desejos, as suas frustrações, as suas dores. Mas principalmente, com cada um deles aprendemos o amor, de diversas formas, e com a humildade necessária que a profissão exige, agimos sem a pretensão de resolver nada por ninguém, mas de estar sempre disposto a mostrar que a felicidade depende e está dentro de cada um de nós.

Um grande beijo no coração de cada um de vocês e uma semana cheia de amor e paz.

Meditação

58. Ele nos assegura que devemos amá-los afetiva e empaticamente os outros; sentindo o que eles sentem, compreendendo que muitas vezes, naquele momento eles não podem nos dar algo diferente.

2 comentários

  1. Nossa jornada apenas começou, minha amiga irmã e colega psicanalista mais linda! Tenho certeza que você vai iluminar os pensamentos de muitos pacientes! Que sejamos instrumentos de Deus nessa transformação. Amo você!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.