Pare e ouça!

pare

 

Olá amigos! Hoje vou falar sobre uma das virtudes mais poderosas para a nossa evolução e amor ao próximo: o saber ouvir.

Nossos dias são repletos de atividades, vivemos correndo, com muitas coisas para fazer e sem tempo, correto? Só que o tempo quem faz somos nós e só a nós cabe definir o que realmente é prioridade.

Quando percebemos já acabou o dia, a semana, o fim de semana, o mês, o ano. E quando paramos para pensar sobre o que fizemos nem conseguimos dizer, mas o tempo que gastamos com amor com certeza será eternizado no nosso coração e na nossa lembrança.

Precisamos nos policiar com relação ao quanto estamos ouvindo, buscar falar menos e ser mais abertos a quem precisa de carinho e atenção. Estes pequenos gestos podem curar almas feridas e aplacar sofrimentos profundos.

Quando não paramos para ouvir o outro, deixamos de aprender com o que ele pode nos ensinar, perdemos uma oportunidade grandiosa de escutar outro ponto de vista e de nos abrir para novas perspectivas que poderão nos surpreender.

Quando falamos sem ouvir não respeitamos e queremos impor as nossas “verdades”, que podem ser certas para nós mas não para os outros.

Quando falamos sem parar e sem pensar, atropelamos o outro nos achando superiores e donos da razão.

Ouvir é característica de humildade, empatia, amor e respeito ao próximo. Ouvir o outro nos aproxima do Deus que habita nele, e nos faz perceber e aprender que não somos nem melhores nem piores, apenas diferentes.

Ouvir e muitas vezes calar, quando feitos com amor e respeito, é sinal de compreensão. Quando somos agredidos verbalmente não adianta agir da mesma forma. Cristo já dizia, dai a outra face, ou seja, aja diferente. Talvez  este não seja o momento de falar e sim de ouvir, e depois retomar a conversa de forma mais tranquila, quando os corações já estiverem se aquietado.

É necessário amadurecermos para aprendermos a hora certa de falar, focando-nos muito mais no ouvir, no compreender e no acolher.

Vamos fazer a nossa parte para esse mundo que tanto está precisando de amor. Vamos ser fiel no pouco e começar por aprender a ouvir as pessoas que estão no nosso lar, no nosso trabalho, na nossa escola. A tarefa não é simples como parece, observe-se e verá que, na grande maioria das vezes, o falar e o se impor tomam conta de você e te afasta da possibilidade de fazer o bem.

Uma excelente semana de escuta para todos nós!

MEDITAÇÃO

44. O chefe intolerante que lhe oprime é seu mestre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: