Permita-se parar e contemplar

file000202384719

Hoje vou falar sobre contemplação. Mas o que é contemplar? Contemplar é usar os olhos da alma para ver com o coração e com gratidão tudo que há ao nosso redor.

Contemplar é sentir a presença de Deus em tudo que nos cerca, é apreciar a beleza da vida nas pequenas e nas grandes coisas, é colocar em movimento a energia do amor. Quando contemplamos, entregamos para o universo um pouco da luz que existe em nós, e essa luz vai se propagando por tudo e todos até chegar aos lugares que mais precisam.

Esta luz existe e está dentro de nós, só precisamos aprender a potencializá-la.

Quando acordamos no botão automático, quando nos dirigimos ao trabalho, escola e também de volta pra casa, na grande maioria das vezes, não enxergamos NADA dos lugares pelos quais passamos. Perdemos a oportunidade única de contemplar.

Deixamos de ver os pássaros, as árvores, as construções, as pessoas, apenas passamos.

E assim passamos pelo dia, pela semana e ficamos ansiosos esperando pelo fim de semana, sem perceber o quanto perdermos em cada momento. Colocamos nossa felicidade no futuro e esquecemos de aproveitar o presente, e quando vemos, já acabou.

Nos deixamos levar pela raiva, pelo orgulho, inveja e reclamações diárias e não contemplamos o outro. Esquecemos que todos somos filhos do mesmo pai e temos o direito do perdão e autoperdão. Deixamos de doar a quem mais precisa de amor, os nossos mestres, que nos atritam para que possamos nos transformar em diamantes brilhantes.

Julgamos, comparamos, exigimos e não compreendemos. Não amamos. E no fim do dia, o cansaço toma conta e a sensação de que algo não está bem nos domina, causando problemas físicos e psíquicos.

A contemplação é um remédio diário para todas as nossas doenças. Experimente olhar com amor para as coisas e pessoas durante um dia inteiro e verá como o seu corpo e a sua mente reagem de forma diferente e o tempo se torna menos corrido e mais prazeroso.

Nossa vida é cheia de tarefas, nossos dias são cheios, mas não precisam ser exaustivos. Permita-se parar e contemplar, nem que seja por um momento no dia. Olhe para o céu, veja a beleza que ele nos traz, olhe para os pássaros, que enchem a nossa vida com seu som angelical. Percebam as borboletas, que transitam por nós como que nos convidando a sorrir. Contemple!

Contemple aquele que está ao seu lado, contemple no metrô, no carro, no ônibus, na rua. Contemple o ser humano e receberá em troca esse amor que é infinito entre nós.

Não desperdice seu dia não sendo grato por tudo que tem. Agradeça a comida, a água, a cama, o chuveiro, o trabalho, tudo. A gratidão é uma forma de se conectar com Deus. Contemple e agradeça.

Desejo que cada um de vocês está semana possa usar um pouquinho do seu dia para contemplar, usando os olhos do amor e agradecendo as bênçãos que te cerca.

Uma excelente semana de contemplação para todos nós!

Meditação

41. O companheiro atormentado e impaciente que lhe provoca é seu mestre.

2 comentários em “Permita-se parar e contemplar

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: