Respeite seu tempo, respeite seu limite!

Olá amigos, quanto tempo! A vida está corrida, mas consegui um tempinho para escrever por aqui, já estava com saudades. Espero que apesar de tudo, todos estejam bem, mantenham-se firme, tudo vai passar!

Hoje eu queria falar sobre aprendermos a nos respeitar mais. Vejo muito no consultório uma ansiedade grande dos pacientes em resolver logo os problemas, em colocar em prática o que é falado na sessão. É claro que a vontade de mudar é ponto fundamental para que a terapia dê certo, mas cada um tem seu tempo, seu limite.

Percebo essa necessidade de felicidade em todo lugar, mas que felicidade é essa que buscamos desesperadamente, atropelando nosso ser, querendo nos livrar logo do que nos aflige? Calma, uma coisa de cada vez.

A vida é feita de momentos bons e momentos ruins, e isso não vai mudar, precisamos aprender a lidar com isso sem nos entregar, e sair do desespero de ter que resolver tudo hoje. É ilusório.

Mudar não é fácil, transformar um padrão de uma vida leva tempo, então se respeite, estabeleça pequena metas na sua vida, tendo a grande meta como objetivo, mas vivendo cada dia, um dia por vez, focando no presente.

Não se force a mudar, porque não será sincero, é apenas uma autoilusão e você vai se frustrar lá na frente. Entenda primeiro o que está ruim, aceite o que tem de sombra em você, e, devagar, comece seu processo de transformação. Aos poucos, mas firme.

Em alguns momentos você vai cometer os mesmos erros que entendeu que não te fazem bem, é natural, faz parte do processo de autoconhecimento e evolução, não se puna, não se culpe. Se perceba e se aceite sempre como imperfeito. Errou, levante-se e comece de novo. Nunca desista de você, já que você é a única pessoa que pode mudar e a única pessoa que pode te fazer feliz.

Confie na vida, confie no amor, confie em você. Todo o potencial para o sucesso está dentro de você, todo o sentido está dentro de você. Mas é preciso ter calma, ir devagar, para poder ouvir seu interior, para poder sentir o que te faz feliz.

Respeite-se sempre, tenha calma com você, tenha paciência com você, abrace-se e se acolha. Esteja presente no aqui agora, é o único lugar que você pode fazer diferente. Não estabeleça metas impossíveis e dolorosas para cumprir, entenda que você é humano. Tenha a humildade de pedir ajuda profissional se precisar, quando perceber que sozinho não está dando conta, isso não é perder, isso é coragem.

A tristeza passa, a alegria também, nada é eterno. Não adianta viver no futuro, não adianta viver do passado, isso só traz ansiedade e angústia. É preciso focar no que tem hoje, no que fazer hoje, no que mudar hoje, e entender que a vida é bela assim, nos seus altos e baixos, e termos um olhar diferente para o sofrimento, tentando focar e entender o que ele nos traz de aprendizado.

Espero que possam se olhar com mais amor e mais carinho.

Um grande beijo no coração e até a próxima.

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.