Um passo de cada vez…mas como?

Ando percebendo tanto no consultório quanto fora dele que estamos passando pela vida, em vez de viver cada momento dela. Assumimos muitos compromissos, mas não conseguimos nos dedicar inteiramente a nenhum deles.

Acordamos, corremos para o trabalho, para os estudos, almoçamos sem sentir o gosto da comida, isso quando almoçamos. Deixamos as pessoas passarem, não olhamos nos olhos, não percebemos o outro. E nem a nós mesmos.

Queremos abraçar o mundo e estamos esquecendo de abraçar quem precisa, um parente, um amigo, um colega que necessita de ajuda. Passamos a valorizar coisas materiais e esquecemos de valorizar o que realmente importa, o amor a nós e ao próximo.

Nos colocamos como perfeitos, como infalíveis, como essenciais a tudo e a todos e a força que usamos pra manter tudo isso é tremenda. Como ser perfeito em tudo? Como controlar tudo? Como resolver tudo? Pare. Simplesmente não dá.

Não somos perfeitos, não podemos controlar tudo, não podemos resolver tudo. Precisamos aprender a delegar, a ser mais leve, a nos exigir menos e assim exigir menos das pessoas que estão ao nosso redor. Isso não quer dizer acomodação e sim respeitar o seu limite e o limite do outro.

Não adianta dar vários passos ao mesmo tempo, vamos tropeçar. Se pararmos para nos olhar de verdade, veremos o quanto tropeçamos todos os dias. Temos que dar um passo de cada vez. Você só pode estar presente no próprio presente. O futuro não nos pertence, o passado já foi. Entregue-se para o hoje, faça o melhor hoje, ame mais hoje, respeite mais hoje. Se respeite mais.

Respeite o seu corpo, que não é uma máquina e não é de ferro. Respeite sua mente, que precisa de um tempo quieta. Respeite sua alma, ela necessita de paz e tranquilidade. E faça tudo isso pelo seu próximo.

Temos que tomar cuidado para não sermos um trator que passa por cima de tudo e todos. Que sejamos alguém importante, no sentido que diz o nosso querido Mário Sérgio Cortella, “importante é quem importa”, quem é valioso para alguém.

Dar um passo de cada vez é sentir. É usar os cinco sentidos da alma com amor para ouvir, tocar, cheirar, ver e degustar. Dar um passo de cada vez é apreciar a vida, a natureza, as pessoas. Dar um passo de cada vez é ver luz na escuridão, é ter fé na dificuldade, é ter confiança no amor.

Um beijo grande no coração de cada um e até mais!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: