Ando percebendo tanto no consultório quanto fora dele que estamos passando pela vida, em vez de viver cada momento dela. Assumimos muitos compromissos, mas não conseguimos nos dedicar inteiramente a nenhum deles.
Acordamos, corremos para o trabalho, para os estudos, almoçamos sem sentir o gosto da comida, isso quando almoçamos. Deixamos as pessoas passarem, não olhamos nos olhos, não percebemos o outro. E nem a nós mesmos.
Queremos abraçar o mundo e estamos esquecendo de abraçar quem precisa, um parente, um amigo, um colega que necessita de ajuda. Passamos a valorizar coisas materiais e esquecemos de valorizar o que realmente importa, o amor a nós e ao próximo.
Nos colocamos como perfeitos, como infalíveis, como essenciais a tudo e a todos e a força que usamos pra manter tudo isso é tremenda. Como ser perfeito em tudo? Como controlar tudo? Como resolver tudo? Pare. Simplesmente não dá.
Não somos perfeitos, não podemos controlar tudo, não podemos resolver tudo. Precisamos aprender a delegar, a ser mais leve, a nos exigir menos e assim exigir menos das pessoas que estão ao nosso redor. Isso não quer dizer acomodação e sim respeitar o seu limite e o limite do outro.
Não adianta dar vários passos ao mesmo tempo, vamos tropeçar. Se pararmos para nos olhar de verdade, veremos o quanto tropeçamos todos os dias. Temos que dar um passo de cada vez. Você só pode estar presente no próprio presente. O futuro não nos pertence, o passado já foi. Entregue-se para o hoje, faça o melhor hoje, ame mais hoje, respeite mais hoje. Se respeite mais.
Respeite o seu corpo, que não é uma máquina e não é de ferro. Respeite sua mente, que precisa de um tempo quieta. Respeite sua alma, ela necessita de paz e tranquilidade. E faça tudo isso pelo seu próximo.
Temos que tomar cuidado para não sermos um trator que passa por cima de tudo e todos. Que sejamos alguém importante, no sentido que diz o nosso querido Mário Sérgio Cortella, “importante é quem importa”, quem é valioso para alguém.
Dar um passo de cada vez é sentir. É usar os cinco sentidos da alma com amor para ouvir, tocar, cheirar, ver e degustar. Dar um passo de cada vez é apreciar a vida, a natureza, as pessoas. Dar um passo de cada vez é ver luz na escuridão, é ter fé na dificuldade, é ter confiança no amor.
Um beijo grande no coração de cada um e até mais!