Hoje é segunda-feira e sim, é dia dos pais. E vou falar sobre algo que já me incomoda faz tempo, mas que depois de iniciar o curso de psicanálise e abrir meus olhos para as verdadeiras coisas importantes da vida, começou a incomodar ainda mais: as datas comemorativas.
Datas comemorativas têm por objetivo o lucro, seja no comércio ou na mídia, o intuito é fazer com que o consumo cresça. Até aí tudo bem, como toda empresa, lucrar faz parte do negócio. O problema é que estas datas passaram a ser impostas, moldando as nossas vidas e os nossos relacionamentos.
Dia dos pais, dia das mães, são todos os dias. Não basta escolhermos um dia do ano para nos dedicarmos a quem amamos, se passamos todos os outros nem ao menos lembrando que eles existem. A sociedade impõe as regras, nós acatamos e muitas vezes sofremos por não cumpri-las. Se você não pôde ver o seu pai no dia dos pais, se ele não está mais presente, não tem problema, o amor é muito mais que isso. Amar não é estar presente fisicamente e não estar de coração. Amor verdadeiro não é relacionado com tempo ou distância, é o que une almas.
Não, você não tem que sofrer porque foi dia dos pais e você não estava ao lado dele. Você não tem que sofrer se ele não está mais fisicamente ao seu lado, você não tem que sofrer porque as pessoas esperam que você sofra porque é dia dos pais. Todos os dias são dias de amor ao próximo, sejam eles sua família, seus amigos ou desconhecidos. O amor é coração, o amor é afetividade, o amor é Deus dentro de você. Ninguém tem que dizer o que você deve sentir, nem onde você tem que ir, e ninguém conhece o seu coração para te julgar.
Nunca se esqueçam de que, como dizia Madre Tereza, no final é entre você e Deus. Não se preocupe com o que dizem, faça o que tiver que ser feito de corpo e alma, se não der para ir até a casa da família, ligue, vá outro dia, mas não sofra. Se seu filho não foi te visitar em uma data comemorativa não fique triste, a sua felicidade depende única e exclusivamente de você. Amar é muito mais que isso.
Quem ama verdadeiramente não exige presença física, é desprendido afetivamente e entende que o outro não é sua propriedade, que deve seguir o seu caminho e ser feliz do jeito que achar melhor, e isso não o torna menos amado. Na verdade, o desprendimento é a maior prova de amor. Desprendimento é compreensão, é colocar a necessidade do outro acima da nossa, é perceber o verdadeiro sentido da vida e abrir o coração para o que realmente importa.
Ao meu pai, desejo ontem, hoje e todos os dias da minha vida, um feliz dia dos pais, e agradeço a Deus por ter colocado uma alma tão iluminada no meu caminho, que me fez acreditar no próximo e não ter medo de ser feliz.
Um excelente dia dos pais para todos os pais!
Meditação:
8. Se você está preso em um congestionamento mesmo que não goste, abra sua percepção afetiva e se permita viver feliz também neste momento.
Hahaha basta mandar uma msg no face 😛
kkkkk agora já era