A primeira estrutura do amor é a humildade. Ser humilde não tem nada a ver com posse ou questões materiais. Podemos encontrar pessoas em péssimas condições financeiras, vivendo nas ruas e mesmo assim muito orgulhosas, como também pessoas muito ricas e humildes.
A humildade é a ação do amor por si e pelos outros. Ser humilde é uma das tarefas mais trabalhosas para o ser humano no seu caminho para a evolução. Quando conseguirmos ser humildes, encontraremos o verdadeiro significado da paz interior.
Abaixo, cito algumas características da humildade:
Ser humilde é:
1) Reconhecer suas imperfeições: o humilde entende que vive um processo de evolução, admite seus erros, suas imperfeições (posse, sentimento de superioridade e de inferioridade, acomodação, ciúme, prepotência, presunção, etc.), se perdoa de coração e busca sempre corrigir-se e melhorar-se.
2) Não se comparar: quando nos comparamos, ou nos sentimos mais ou menos do que o outro. O humilde sabe que não existem no mundo duas pessoas iguais, que cada um tem o seu lado bom e o seu lado a melhorar, o seu tempo e a sua necessidade e, portanto, não sofre se comparando.
3) Não julgar: julgamento não é feito apenas com palavras. Cara feia, mau humor, aquela “balançada na cabeça” quando vemos algo que achamos errado (de acordo com o nosso padrão), também é uma forma de julgar. Para que possamos não julgar é necessário primeiramente realizar os dois itens anteriores, reconhecendo que somos imperfeitos e únicos. O humilde só utiliza o juízo de razão, que educa e impõe limites visando o crescimento do outro.
4) Ter simplicidade: a simplicidade também não se relaciona com dinheiro ou coisas materiais. Ser simples é valorizar tudo, é saber que não temos nada e que tudo que achamos ter são empréstimos da vida para a nossa evolução. O simples agradece tudo que a vida lhe oferece, as coisas boas, as coisas ruins, as dificuldades, pois ele sabe que tudo é justo e perfeito e não tem revolta em seu coração.
5) Ser desprendido: o humilde tem tudo, pois não perde nada. Ele sabe que só perde quem acha que tem. Ele tem desprendimento afetivo, de coisas materiais e do tempo e renuncia aos seus interesses egocêntricos em favor do outro, por compreender sua necessidade.
Deu para perceber que não é nada fácil ser humilde? É preciso reconhecer isso, agindo sempre de acordo com o seu tempo, em busca da melhora interior. Quando errar, levante-se, entenda que somos humanos e comece de novo. A cada amanhecer temos uma nova oportunidade de fazer diferente!
Muito bacana Ana!!! “Receitinha” para nos tornarmos seres um pouquinho melhores a cada dia que passa
…Bjosss
É Aninha, coloquei aqui pra ler todo dia e tentar melhorar 🙂
Gosto muito do seu jeito de escrever. Acho que a aula de individuação norteia as nossas vidas a partir daqui, temos o conhecimento não podemos nos esconder atrás da ignorância. Então cabe a cada um ao seu tempo despertar e trabalhar.
Juntas nessa caminhada…
Beijo.
É isso aí Alê, aos poucos e sempre iremos conseguir melhorar. Juntas na caminhada!
Ser HUMILDE é fazer o que vc fez:COLOCAR ESTE TEXTO NO SEU BLOG.PARABÉNS!!!!!!
Obrigada Su, você é uma amiga e tanto!
Nossa, muito, muito bom, simples, verdadeiro e humilde!!!
Obrigada Paulinha um beijo enorme pra você!